domingo, 9 de fevereiro de 2014

O BRASIL E A DUPLA CIDADANIA ITALIANA


Dupla nacionalidade ou dupla cidadania, não importa, afinal esses dois termos se referem ao status que uma pessoa recebe ao ser titular da nacionalidade de dois Estados autônomos simultaneamente. 
Agora a pergunta que não quer calar. Por acaso, tem descendentes estrangeiros? Caso a resposta seja sim, os direitos de obter a cidadania deste ascendente é geralmente facilitada. Isso porque a maioria dos países entende que você herda os direitos da cidadania do seu parente. Por exemplo, sua avó é italiana e seu avô francês, logo, poderá ser titular da nacionalidade de três países. A brasileira, por nascimento, além da italiana e francesa por ascendente.
Os últimos acontecimentos relacionados a problemas de dupla cidadania no Brasil tem revelado um refugiu para aqueles que, de alguma maneira, quebrou as regras politicas e criminais. Na maioria das vezes pede asilo politico por "perseguição politica", como o ´caso Pizzolato. Note-se que o mesmo foi preso na Itália por portar documentos falsos ou falsidade ideológica. Se ele será extraditado só o tem dirá, pois a Itália pode dar o troco no caso de Batistti. Está nas mãos do Estado italiano a decisão sobre extraditar Pizzolato para que ele cumpra pena no Brasil ou de julgá-lo novamente na Itália, ou ainda de não julgá-lo pelas acusações feitas no Brasil, mas apenas pelo porte de passaporte falso.
Por que será que outros políticos e seus familiares estão requerendo dupla cidadania?
Os acontecimentos futuros dirão que são eles e o que o pretendiam!


Nenhum comentário:

Postar um comentário