sábado, 25 de janeiro de 2014

DO QUE OS GENERAIS EM 1964 TINHAM MEDO E O PORQUE DO GOLPE MILITAR

O movimento, que completa 40 anos agora em março, foi um golpe de Estado ocorrido no Brasil. Na madrugada de 31 de março para 1º de abril de 1964, líderes civis e militares conservadores derrubaram o presidente João Goulart. Diversos fatores levaram ao golpe, alguns circunstanciais e outros que se arrastavam havia décadas. Mas, resumidamente, dá para dizer que o movimento surgiu para afastar do poder um grupo político, liderado por João Goulart, que, na visão dos conspiradores, levava o Brasil para o "caminho do comunismo". Na época Jango estava em visita a Cuba.
Após o fracasso do Pleno Trienal de Jango, da economia e dos índices de infração altíssima, o governo de João Goulart ficou extremamente enfraquecido e sem apoio. Com isso, os movimentos sociais começaram a fazer pressão, exigindo transformações substanciais na sociedade.
Dos movimentos contra o regime daquela época, o MR-8, resultante de uma dissidência ocorrida no meio universitário do PCB, que ficou conhecido como DI-GB Dissidentes da Guanabara. apresentava-se como a proposta de organização da esquerda revolucionaria em torno de uma alternativa proletária. Para isso orientava o movimento estudantil no sentido de que ele se constituísse como força auxiliar no movimento operário, vinculando forças para a construção de uma sociedade socialista nos moldes da implantada em Cuba.
o Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8) foi uma organização brasileira de orientação marxista-leninista que promoveu combate armado contra a ditadura militar, rendo como objetivo a instalação de um Estado socialista no Brasil. Seu nome foi inspirado no dia em que Ernesto "Che" Guevara foi preso na Bolívia.
No mês de setembro de 1969 a DI-GB juntamente com a Ação Libertadora Nacional elaboraram e promoveram um dos mais famosos sequestros ocorridos durante a ditadura militar no Brasil. Através de uma audaciosa ação conjunta, o embaixador norte-americano no Brasil Charles Burke Elbrick, se tornaria o primeiro diplomata dos Estados Unidos a ser sequestrado. O sequestro foi elaborado para que se trocasse o embaixador por guerrilheiros presos pelo regime militar, entre eles o intocável José Dirceu. Sob a liderança de Franklin Martins (Ministro do governo Lula), após os planejamentos preliminares, concluiu que a falta de experiência de seus quadros seria um impedimento a consecução de suas intenções. Seria necessário o apoio de uma equipe mais experiente, A ALN (Ação Libertadora Nacional) já havia conseguido notoriedade através da intensificação de suas atividades, principalmente em São Paulo e pela constante divulgação de textor de Marighela, incentivando qualquer  tipo de violência revolucionária. Marighela afigurava-se como o apoio mais competente a ser tentado. O Medo de Franklin Martins era de que Fernando Gabeira que estava designado para matar o embaixador não tivesse coragem de fazê-lo. 
Em 7 de julho de 1969 aparece uma nova organização - Vanguarda Armada Revolucionária Palmares - VAR-Palmares, que iria, também, ganhar a adesão de militantes da dissidência do PCB de São Paulo (DI-SP) e do MR-8. Na ocasião foi eleito o seguinte Comando Nacional, com três elementos oriundos de cada organização. Dilma, já vivendo com Carlos Franklin Paixão Araújo, bem posicionado no COLINA, defendia, na fusão das organizações, a necessidade de um trabalho paralelo às ações de massa. Era preciso o apoio do povo para desencadear a revolução. Uma das ações comandadas por Araújo e Dilma foi o assalto a casa do ex-governador Ademar de barros, considerado o maior assalto feito por qualquer organização terrorista no Brasil. A féria foi excelente, inimaginável: dois milhões, oitocentos mil e sessenta e quatro dólares.
E a história de repete: Mais de 40 anos depois de ter sido criado, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8) funda seu partido político: O Partido Pátria Livre (PPL). O PPL é 0 29o partido do Brasil e sua criação foi criticada pelo presidente do TSE, ministro Rocardo Lewandowski. Para o jurista, a formação de um novo partido revela que o Brasil estamos inovando na ciência politica. "Estamos indo além do pluripartidarismo, estamos ingressando no hiperpartidarismo. É mais uma novidade que criamos no Brasil". Politicamente o PPL (MR-8) tem afinidades atualmente com o regime socialista cubano,  com o regime venezuelano, com o PBDB e com outros partidos políticos.
Então do que os generais de 1964 tinham medo? Logicamente tinham uma visão de futuro e vislumbravam o Brasil de hoje. Não poderiam adivinhar que o que eles temiam estaria acontecendo em nossos dias. 
Passou da hora de se chamar as coisas pelo nome. De dar nomes aos bois.
Nos últimos dez anos o partido que nos governa se disfarçou de partido democrático. O documenta que orientou o debate sobre suas posições pragmáticas é a prova inconteste de que é, sim, um partido stalinista. O regime populista do tempo de Jango Goulart e o crescimento dos movimentos no campo são indícios preocupantes de que os ideiais do MR-8 e dos demais movimentos da época estão de volta.
Era disso que os militares em 1964 se preocupavam!

"É necessário que todo guerrilheiro urbano mantenha em mente que só poderá sobreviver se estiver disposto a matar os policiais e todos aqueles dedicados à repressão. E se está verdadeiramente dedicado a expropriar a riqueza dos grandes capitalistas, os latifundiários e os imperialistas". Marighella - Manual do Guerrilheiro Urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário