terça-feira, 28 de janeiro de 2014

BRASIL INAUGURA PORTO EM CUBA

Com financiamento de US$ 1,09 bilhão do banco brasileiro, terminal de cargas em Havana foi inaugurado por Dilma  (AFP PHOTO/ADALBERTO ROQUE)

Ao lado do presidente de Cuba, Raúl Castro, Dilma participou da inauguração da primeira etapa do porto e chamou de "injusto" o bloqueio imposto pelos EUA. "O Brasil quer tornar-se parceiro econômico de primeira ordem para Cuba", afirmou a presidente.
Nada de errado em investirmos US$.1,09 bilhões, através do BNDES,  para financiar o Porto de Mariel em Cuba, e não para aí, foi prometido mais US$ 290 milhões para a implantação da Zona de Desenvolvimento Especial do Porto de Mariel,  entretanto, a participação do governo brasileiro na obra, por meio dos empréstimos do banco estatal, é criticada por empresários do setor, que dizem que os investimentos precisam ser feitos nos portos brasileiros.
O setor produtivo se queixa de que enquanto o banco estatal despeja milhões no Porto de Mariel, o apagão logístico brasileiro e a falta de infraestrutura dos portos brasileiros impedem o crescimento econômico.
Para o professor da Universidade de Brasília José Matias-Pereira, especialista em finanças públicas, o governo brasileiro e o BNDES mostram a “falta de compromisso com o dinheiro público” ao financiar a modernização de um porto em Cuba. Ele destacou que a sociedade brasileira clama por melhorias na saúde, no transporte, na segurança e na educação. “Algumas empresas são beneficiadas com esses financiamentos, mas a população é deixada de lado”, finalizou.
"Não dá para ter portos de primeiro mundo com as rodovias e ferrovias que o Brasil tem hoje. Só dá para ter portos modernos se houver intermodalidade, se o acesso e o escoamento forem bons. Se não, você pode ter investimentos importantes em complexos portuários perdidos", disse Gesner Oliveira, credenciado economista brasileiro.
O que poderia ser feito com US$.1.299 bilhões para acelerar a economia brasileira? 

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